segunda-feira, 9 de março de 2009

Pesquisa



Flanêur

O verbo francês "flanar" significa caminhar, já a palavra flanêur ganhou um significado específico - caracteriza o homem que perambula pelas ruas explorando seus mínimos detalhes.
O flanêur costuma caminhar como se não tivesse um destino definido, descrevendo, analisando ou apreciando ruas e becos. Qualquer cena vista pelo flanêur ganha interpretações novas, e observações relevantes e, embora às vezes óbvias, não são percebidas por aqueles que passam destraídos pelos mesmos trajetos. O flanêur não busca grandes monumentos ou pontos turísticos, sua atenção está voltada para o espaço urbano de uma forma geral e ele está aberto às impressões que a rua lhe passa. Estas impressões lhe servem às vezes como refúgio, como abrigo ou como forma de se identificar com a sociedade.
Amanda Faluba

Parkour

Parkour é um esporte que virou moda atualmente. Seu objetivo é fazer determinados percursos de forma rápida, contornando diversos obstáculos. Os praticantes do parkour saltam, escalam grandes muros e rolam no chão com agilidade, utilizando muitas vezes o espaço público como cenário de suas manobras. Sua prática exige muito treinamento, concentração e que o praticante esteja atento para observar as diversas formas dos objetos e construções, que podem constituir possíveis obstáculos a serem ultrapassados em seu percurso. Para ser adepto do parkour é necessário boa forma física, agilidade e treino. Além de demandar criatividade, pois seus praticantes precisam inventar a cada dia novas maneiras de se deslocar em diferentes espaços. A prática do parkour ensina que o indivíduo pode sempre buscar maneiras diferentes de se relacionar com o meio que o cerca.
Amanda


Teoria da Deriva

Constitui-se do estudo da relação entre as associações emocionais e intelectuais dos indivíduos com o meio urbano que os cerca. Um indivíduo se lança à deriva, caminha sem uma direção definida, deixando que o meio urbano o conduza, ao mesmo tempo em que questiona a respeito das razões que o levaram a seguir por determinados caminhos. O estudo da teoria da Deriva pode intervir nas cidades e transformar a arquitetura e o urbanismo, sob a persectiva de que o meio permite a situação em que vivemos.
Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário