Neoclassicismo
O Neoclassicismo surge num contexto de profundas alterações na relação do homem com a natureza, podendo interferir e relacionar-se com ela de maneira mais direta. O desenvolvimento das rodovias e hidrovias são consequência desta mudança.
Outra mudança significativa ocorre na natureza da consciência humana. O homem adquire consciência da transitoriedade de seu tempo e dos diversos estilos, a partir de um pensamento reflexivo e de contestação da sua própria identidade. Começa-se então uma busca por autenticidade de estilo e o arquiteto volta-se para a Antiguidade. A Arqueologia ganha impulso nesta época e diversos estudiosos esforçam-se em compreender os diversos estilos clássicos. Surge então a contradição de opiniões à respeito de qual estilo poderia ser considerado autêntico - etrusco, romano, grego ou egípcio.
O Neoclacissismo dialoga com a cultura tanto nas construções de universidades, museus e bibliotecas , quanto nas próprias residências, enaltecendo a cultura da família. No edifício Neoclássico há uma valorização da parte frontal do edifício em detrimento das laterais, sendo evidente a bidimensionalidade como orientadora do projeto. O desenvolvimento da ciência aplicada à construção possibilita que os arquitetos trabalhem no limite dos materiais.
Na construção Neoclássica, a higienização dos espaços é um fator importante, sendo levadas em conta a circulação de ar e entrada de sol. Há uma setorização e parâmetros de localização dentro do edifícios, que divide0se em alas. É comum o uso de elementos religiosos, que são dessacralizados. A entrada de luz no edifício pode simbolizar a conexão com o divino.
O edifício neoclássico carrega a idéia da experiência arquitetônica como forma de levar moral ao homem. O capitel jônico, símbolo da pureza e da bondade cumpre esse papel em algumas edificações.
O Cenotáfio Piramidal de Boulée revela na ausência de ornamento aliada à pureza do objeto, o caráter do bom. na obra de Boulée, grandes volumes e o uso da geometria tenta passar uma mensagem ao indivíduo. Boulée tem uma postura antagônica às ideias de seu tempo. o objeto artístico é dotado de autenticidade. O projeto evidencia a transcendência da criação para além do papel, sendo o edifício pensado dentro do ambiente, o que é evidenciado pelos efeitos intencionais de luz e sombra.
Já na obra de ledoux identifica-se a poética do relativo. A arquitetura está pautada na na sensação e incorpora valores do iluminismo. Há um a busca por favorecer as relações sociais e proporcionar conforto aos indivíduos.
A cidade de Chaux, projetada pelo arquiteto após a revolução, com seu arranjo circular, proporciona pontos equidistantes do centro, aonde está localizada a fábrica de sal. A cidade incorpora a ideia de democracia e está referenciada na economia. Vários edifícios são pensados para atender as necessidades essenciais dos indivíduos, como o fórum, o templo da virtude, asil e locais para educação sexual e amorosa, entre outras edificação dentro e fora do circulo principal.
Amanda Faluba
Nenhum comentário:
Postar um comentário